Navegue por aqui

Quais são os benefícios do home office?

blog-img

Referências

Quais são os benefícios do home office?

Os tempos são outros! A tecnologia rompeu as barreiras do espaço e diminuiu distâncias, promovendo cada vez mais conectividade. Afinal, qual empresa não mantém a comunicação com filiais em diferentes regiões ou se relaciona com fornecedores a longas distâncias?

Em uma era em que a economia compartilhada movimenta bilhões, enquanto questões de sustentabilidade revelam sua urgência, modelos convencionais de gestão estão sendo questionados para abrir espaço a formas menos tradicionais, mas mais eficazes, de organização do trabalho. Como é o caso do sistema de home office, ou trabalho remoto: a atividade de utilizar a própria residência como escritório ou fazer dela uma extensão da empresa. Trata-se de um tipo de sistema formalizado por cada vez mais organizações, em busca de redução de custos e aumento da produtividade.

 

 

 O home office é uma tendência mundial

Antigamente utilizado apenas no caso de profissionais independentes, como freelancers, agora, o home office é comum em empresas por todo o mundo e já alcançou até mesmo as grandes corporações no Brasil. Nos Estados Unidos o home office é uma realidade estabelecida. De acordo com um estudo da associação americana WorldatWork, 88% dos empregadores possuem políticas estruturadas de home office. No Brasil, os números podem não ser tão abrangentes, mas são crescentes. Segundo pesquisa realizada pela SAP Consultoria com 200 companhias que atuam no país, 36% permitem o trabalho remoto. Dessas, 42% já formalizaram a prática.

A projeção global é otimista. Segundo levantamento realizado pela empresa de tecnologia Citrix e divulgado pela Exame.com, até 2020, quase 90% das corporações devem oferecer aos colaboradores alguma modalidade de trabalho a distância. O dado é baseado em uma pesquisa com 1.900 executivos em 19 países, incluindo o Brasil.

 

 Qualidade de vida para os colaboradores

home office é uma forma de investir na saúde tanto física quanto mental ou psicológica do colaborador. Isso porque, o desgaste do trabalho realizado no conforto da residência é menor, o que também diminui o estresse, importante fator de risco associado a diversas doenças e infecções. Portanto, a empresa proporciona a chance ao colaborador de evitar situações por vezes mais estressantes do que o próprio trabalho, como encarar o trânsito em horários de pico, pegar o transporte público até o trabalho, correr o risco de chegar atrasado, entre outros.

E, por falar em infecções, uma vez que o colaborador não precisa se locomover até o trabalho com a mesma frequência, ele evita entrar em contato com lugares e pessoas que lhe possam transmitir vírus, bactérias etc. Dessa forma, as chances de contrair gripes, resfriados e outras doenças contagiosas são consideravelmente reduzidas, o que representa uma melhora em sua saúde de forma geral.

O home office também representa mais tempo livre para seu lazer e descanso, possibilidade de manter uma alimentação mais regrada e saudável, possibilidade de trabalhar na segurança do seu lar e ainda gerir melhor seu tempo. Tudo isso, além de contribuir com a qualidade de vida do colaborador, permite que o mesmo explore melhor sua criatividade e, portanto, eleve sua autoestima

Tags:

Escreva um comentário